sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Halloween - As origens

O Halloween teve a sua origem na Civilização Celta, há cerca de 2.000 anos atrás. Os Celtas ocupavam as áreas da Irlanda, Reino Unido, Norte da França, Norte de Portugal e Galiza. Estes adoravam a beleza da natureza, os seus Deuses principais eram o Deus Sol e Samhain - Senhor dos Mortos e do tempo frio do Inverno.


No calendário Celta, o último dia do ano é o 31 de Outubro, celebrando-se o Samhain, a festa mais importante. Nesta altura há ligação com dois mundos e dois anos, é o momento priveligiado em que o mundo humano comunica com o síd (o Outro Mundo), acreditando-se que durante a noite os espíritos dos mortos vagueiam pela Terra.


Os druidas acendiam fogueiras nos topos das serras; o fogo, no qual sacrificavam animais em honra do Deus Sol, era considerado sagrado. À meia-noite a adoração ao Deus Sol terminava para começar a adoração do Samhain. Os Celtas nesta noite vestiam peles e cabeças de animais e organizavam grandes festins imitando o que se pensava ser o Outro Mundo.


Os druidas ocupavam o topo da hierarquia (Le Roux, 2003), eram verdadeiros sacerdotes, celebravam o culto, além de que prestavam justiça, entregavam-se às especulações filosóficas e teológicas, e com base no conhecimento das ciências da natureza praticavam a medicina (Markale, 2002). Os druidas eram mais importantes que o próprio rei. “O druida é todo o sacerdócio e [...] o rei é toda a política” (Le Roux, 1991).

Por volta do ano 43 depois de Cristo, quase toda a totalidade do território Celta foi conquistado pelos Romanos e nos séculos seguintes as quatro principais festas Celtas foram cristianizadas. Samhain tornou-se assim o dia de Todos os Santos celebrado a 31 de Out (em inglês All Saints Day ou ALL Halows Day, a terminologia foi evoluindo de All-Hallows Eve para a actual designação: Halloween). Por volta do ano 1000, o dia 1 de Novembro foi declarado como o dia dos Mortos. Apesar desta imposição e tentativas várias da Igreja Católica para terminar com o Samhain, a sua celebração não desapareceu.

Actualmente, o Halloween ainda é uma noite de superstição e mistério. Uma altura especial em que devemos honrar os nossos antepassados.

Fontes:

www.history.com
Le Roux, Françoise ; Guyonvarc'h, Christian-J. - A Sociedade Celta : na ideologia trifuncional e na tradição religiosa indo-europeia. Mem Martins : Europa-América, D.L. 1995

Markale, Jean – O Cristianismo Celta: e as suas sobrevivências populares. Esquilo : s.l., 2002

Le Roux, François; Guyonvarc’h, Christian-J –A Civilização Celta. Forum da Historia, . Mem Martins : Europa-América, D.L. 1993

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Cinema: Saw 5 - A Sucessão

Chega hoje às salas de cinema o 5º filme da saga Saw.


Para quem acompanha os filmes posso dizer que Hoffman é o último a continuar o legado do Jigsaw e que tem de fazer tudo para se proteger quando o segredo ameaça ser desvendado. Mais não digo...

Em comparação com os filmes anteriores o Saw V começa a sofrer do mal das sequelas pois muitas vezes parece ser mais do mesmo e quando esperamos a reviravolta esta não tem o mesmo efeito. Mas a abordagem deste Saw foi um pouco diferente, há um pouco mais de história e mais algumas perguntas respondidas.

É claramente recomendado àqueles que há 5 anos acompanham o Jigsaw e os seus puzzles mas quem nunca viu um Saw pode ficar um pouco desiludido. Claro que quem gosta de violência gratuita, desmembramentos e mortes com imaginação não pode perder.

Deixo-vos o já típico trailer do filme mas também uma novidade: acesso directo, através da Amazon à banda sonora do filme, que podem ouvir integralmente. E como sempre a banda sonora vale a pena com presenças de bandas como Ministry, Die Krups, Skinny Puppy, Emilie Autumn ou Funker Vogt.



quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Revistas

Em Novembro nas bancas:


Orkus Sonic Seducer
Zillo Loud
Elegy

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Gothminister "Happiness in Darkness"

Gothminister lançará dia 14 de Novembro através da Drakkar um novo álbum denominado "Happiness in Darkness".
As Faixas serão as seguintes:

1 Dusk Till Dawn
2 Darkside
3 Your Saviour
4 Freak
5 Sideshow
6 The Allmighty
7 Beauty After Midnight
8 Emperor
9 Mammoth
10 Thriller
11 Forgotten (Video)
12 Gothic Anthem (Video)
13 Devil (Videotrack)

Hohlbein

Wolfgang Hohlbein é um escritor alemão considerado um dos maiores escritores europeus na área do fantástico/terror com mais de 200 títulos publicados.

Por ser alemão e escrever na sua língua não lhe tem sido fácil a internacionalização e só há poucos anos chegou a Portugal, numa iniciativa da editora NovaGaia.

Descrito por alguns como o novo Tolkien devido à inspiração mitológica e ao desenvolvimento coerente desses universos literários notam-se também na sua obra as influências de Stephen King e H. P. Lovecraft por exemplo.

Em português existem no mercado a tetralogia "Anders" (influência tolkiana) e a trilogia "Genesis" (influência lovecraftiana) escritas em conjunto com a sua mulher Heike. Em nome próprio há ainda a saga "Crónica dos Imortais" que vai actualmente no segundo volume e o livro "A Templária".

É sem dúvida um autor a conhecer e de quem se espera muito, bem como das editoras envolvidas na tradução da sua obra, pois há obras épicas que merecem a atenção do mercado.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Lançamentos para esta semana

É um final de mês animado, com muitas novidades no mercado entre as quais compilações, DVD's, reedições e albúns novos, das quais destaco:

Qntal - Purpurea (The Best of)
Soman - Sound Pressure 2.0

Persephone - Home

Agonoize - For the sick and disturbed

Kraken - Nachtschade (CD+DVD)

Killing Joke - The original unperverted pantomine (CD+DVD)

Hypnoskull - Industrial owes us money
Duran Duran - Greatest + Greatest the DVD (CD+2DVD)

Amduscia - Madness in abyss

sábado, 25 de outubro de 2008

Halloween 2008

Halloween Parties
---------------------------


Porto, Pitch-Club
[Festa] HalloweenNight! - Sinergy DjSet


Porto, Pin-Up
[Festa] Halloween - DjSet: Jezebel, Van Drum, Laika, Luiz Soncini e [Replycant]


Coimbra, Bar Sev7n
[Festa] Halloween - Gothic Metal Night - DjSet: Ricardo e Rui (Mystica)


Moita, Rock Lab
[Exposição] O Sabbat das Bruxas - Exposição de Pintura, Desenho e Fotografia


Lisboa, Santiago Alquimista
[Festa] Eles Vivem - DjSet: Alice, FreeStyleiria; VJ: Marta Machado
Organizado por Projecto Marginal


Lisboa, Praça do Comércio
[Meeting] Zombie Walk


Lisboa, Metropolis
[Festa] HalloweenNight



sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Halloween @ Heavens Gothic Bar

A vampyre Story


"A Vampyre Story" será a nova aventura gráfica de Bill Tiller, criador da famosa saga "Monkey Island".

A existência de mais uma aventura gráfica baseada num imaginário gótico não seria por si novidade caso não fosse um português o compositor da banda sonora da mesma.

A história de Pedro Macedo Camacho é de iniciativa, confiança e perseverança. O Eng. Civil da Madeira vê "dispensada" a sua candidatura a artista gráfico mas insiste e com uma demonstração das suas criações músicais consegue o lugar.

A estar atento...

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Goth Club Listing

Numa altura em que o Portal Gótico tem uma completíssima base de dados de bares, discotecas e locais de festas ou concertos é altura de darmos mais um passo no sentido de prestar mais um serviço aos nossos leitores.

O International Gothic Club Listing é a maior base de dados de clubes e bares de temática gótica do mundo. A listagem está relativamente actualizada e tem localizações, tipos de música, dress-code, preços e diversa informação relevante.

Digo-vos por experiência própria que vale realmente a pena consultar antes de viajar pois a maioria dos sítios não tem publicidade e não aparece nos guias.

Aqui fica. Ao vosso dispor.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Eventos - 20 a 26 de Outubro

Sexta, 24 de Outubro
---------------------------


Porto, Heavens
[Festa] Violet Violence - Djs Lady Ayesha e Infekt[ion]




Sábado, 25 de Outubro
---------------------------

Lisboa, Metropolis Club
[Festa] Paranoia - Gothic-rock, Postpunk, Nowave, Coldwave, Industrial






Porto, Uptown
[Concerto + Festa] "Nightmare Before Halloween" - Live Novus:UK - Djs Luiz Soncini e [Replycant]
23h - 6 €




Figueira da Foz, Nyktos Bar
[Concerto] Kandia



AC/DC - Black Ice



É verdade que os AC/DC não fazem actualmente parte do gótico. Nem do Metal. Nem do EBM. Nem de qualquer sub-género. Mas são uma banda que marcou muitos de nós.

Depois de ajudarem a "inventar" o Hard-Rock ou o Metal nos anos 70 e numa altura em que se passam 8 anos desde o lançamento de Stiff Upper Lip a banda australiana tem um novo trabalho no mercado.

Vale a pena ouvir.

Track Listing:
1. Rock ’n Roll Train
2. Skies On Fire
3. Big Jack
4. Anything Goes
5. War Machine
6. Smash N Grab
7. Spoilin’ For A Fight
8. Wheels
9. Decibel
10. Stormy May Day
11. She Likes Rock N Roll
12. Money Made
13. Rock N Roll Dream
14. Rocking All The Way
15. Black Ice

Secrecy @ Side B (Benavente)

No passado sábado, dia 18, os Secrecy actuaram no novo bar, Side B, em Benavente. Neste concerto, apresentaram a nova formação, bem como alguns temas que irão fazer parte do alinhamento do seu segundo trabalho, que (finalmente) estará cá fora no inicio do próximo ano.
O alinhamento, ainda que curto, foi constítuido por uma mescla de temas do trabalho anterior, bem como alguns temas novos. Nestes, nota-se uma abordagem mais "metálica", que no entanto, encaixa bem no seu som gothic rock. Entre os temas novos, destaco "Remembarance" e Body and Soul".
Numa análise pessoal, penso que a banda ganha ao re-incluir as teclas, bem como na inclusão de uma voz feminina.
Agora, será uma questão de tempo até esta nova formação estar definitivamente coesa, de forma a apresentar alinhamentos mais prolongados. Esperemos entao pelo novo álbum e futuros espectáculos.

Antes e depois do concerto, meti alguns sons. Fica aqui a playlist:

Side B (Benavente) – 18/10

Antes do concerto:

Children on Stun – Sidelined
Rosetta Stone – Am I Wrong
Catastrophe Ballet – Garden of Decay
Secrecy – Secrecy
The Sisters of Mercy – Walk Away
Bauhaus – Dark Entries (live)
Red Lorry Yellow Lorry – Monkeys on Juice
Zero la Creche – Falling
The Cure – Primary
Joy Division – Novelty
The Gun Club – Sex Beat
And Also the Trees – So This is Silence
Schwefel – Metropolis
Depeche Mode – Personal Jesus
Death in June – Fields
Fields of the Nephilim – For Her Light
Noctivagus – Corta-me a Cabeça
The Sisters of Mercy – Body Electric
Type O Negative – My Girlfriend´s Girlfriend
Rosetta Stone – Adrenaline
The Mission – Tomorrow Never Knows
Corpus Delicti – Saraband
Bloody Death and Sexy – Bloody Rose
Christian Death – Spiritual Cramp
Nosferatu – The Wiccaman


Após o concerto:

Clan of Xymox – Louise
Depeche Mode – Enjoy the Silence
IAMX – Spit it Out
The Cure – Just Like Heaven
The Sisters of Mercy – Lucretia My Reflection
Bauhaus – Lagartija Nick
Generation X – Dancing with Myself
PIL – This is not a Love Song
Joy Division – Isolation
Bolshoi – A Way
The Cult – Spiritwalker
Under Two Flags – Let We Forget
The Sisters of Mercy – Temple of Love
Depeche Mode – Strangelove
Simple Minds – I Travel
Ballad Bombs – All I Need
Herois do Mar – Paixao
Setima Legiao – Por Quem não Esqueci
Dreadful Shadows – New Day
Tones on Tail – Performance
Diary of Dreams – Mankind
Diorama – Protected World


Uma nota final para o bar Side B: é um espaço com boas condições para albergar varios concertos dentro das várias ondas alternativas. Por lá passaram bandas como Bizarra Locomotiva, e brevemente estarão lá os Phanton Vision. Votos de muito sucesso ao Side B.

Aproveito para agradecer publicamente aos Secrecy o convite que me fizeram para ser o dj convidado desta noite.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Control - Ian Curtis (Bio - discografia)

Control relata a história de Ian Curtis desde os seus tempos de estudante ao seu trágico suicídio em 1980. O filme destaca o lado humano do vocalista, a relação com sua mulher, Deborah Curtis e com a sua amante, Anik Honoré. Apresenta-nos a luta travada por Ian Curtis contra a epilepsia num crescendo de intensidade, a par do contínuo sucesso da banda, Joy Division.

A película é baseada no livro “Touching from a Distance” de Deborah Curtis, um retrato biográfico da vida de Ian Curtis desde o período da sua adolescência até à sua trágica morte após os três curtos anos de duração dos Joy Division. Ian Curtis uma figura singular que, após lhe ser diagnosticado a doença de epilepsia, se torna cada vez mais alienado ao exterior entrando numa depressão directamente relacionada com algumas das suas más decisões - o facto de ter casado cedo, ter tido uma amante... Tudo isto associado a uma crescente exigência que a banda lhe impunha, leva a um profundo agravamento da sua doença e depressão, resultando no trágico suícidio a 18 de Maio de 1980.

Control foi apresentado pela 1ª vez no Festival de Cannes de 2007 e, nos British Independent Awards, é galardoado com 5 prémios, entre os quais, o melhor realizador (Anton Corbijin), melhor realizador estreante (Anton Corbijin) e actor estreante mais promissor (Sam Riley).

É um filme intenso, dramático que capta bem a essência da época e da personalidade perturbada e depressiva de Ian Curtis. Sam Riley que também é cantor estreia-se no mundo cinematográfico com uma interpretação excelente do vocalista Ian Curtis, quer ao nível da personalidade quer da sua presença em palco.

Embora a performance de Sam Riley tenha sido deveras excelente, nas vocalizações falta-lhe o timbre cavernoso e a colocação da voz que Ian Curtis singularmente possuía.

Um filme a ver, rever, ouvir e sentir...


Bio - discografia

29 de Maio de 1977 - Warsaw estreia-se ao vivo como banda suporte de Buzzcocks na Electric Circus
Warsaw - Demo
Junho 1977 - Warsaw em apresentações ao vivo no The Squat e no Rafters Club em Manchester.

18 Julho 1977 - Gravação de Warsaw Demo na Pennine Sound Studios The Warsaw Demo

Fins 1977 - Mudança de nome para Joy Division – por forma a evitar confusões já
que em Novembro o grupo punk Warsaw Pakt edita um álbum.

Dezembro 1977 - Gravação de 4 músicas que mais tarde serão incluídas no fututo EP An Ideal For Living.


25 Janeiro 1978 - 1º concerto como Joy Division no Pips Disco em Manche
ster
An Ideal of Living
Junho 1978 - An Ideal of Living (EP)

Janeiro 1979 – Gravação de 4 músicas para John Peel, um famoso DJ da BBC Radio 1. O primeiro “Peel Session” foi transmitido 2 semanas mais tarde

Janeiro 1979 - Ian Curtis aparece na Capa do New Musical Express

Janeiro 1979 - É diagnosticada a doença de Epilepsia a Ian Curtis. A sua
experiência com esta doença inspirou-o para escrever “She’s Lost Control”.

Abril 1979 - Gravação do álbum Unknown Pleasures nos Estúdios Strawberry.
Unknown Pleasures
Junho 1979 - Primeiro álbum dos Joy Division: Unknown Pleasures

Julho 1979 - Single “Transmission”

Outubro 1979 - Lançamento dos Singles "Atmosphere" e "Transmissi
on"

Fins 1979 - Single “Love Will Tear Us Apart”

Janeiro 1980 - Tournée pela Europa: Holanda, Bélgica e Alemanha

Março 1980 - Regresso aos Estúdios para a gravação do segundo álbum Closer.

2 Maio 1980 - Último concerto dos Joy Division (Birmigham University). O concerto foi gravado e pôde ser adicionado à segunda parte de Still, constituíndo-se assim num álbum duplo.

Abril 1980 - Single "Love Will Tear Us Apart"

18 Maio 1980 – Ian Curtis suicida-se em casa (antes da tournée pelos EUA e
Closerdurante a gravação de Closer)

Julho 1980 - Closer LP

Verão de 1980 - A banda atinge o sucesso comercial após a re-edição de "Love Will Tear Us Apart". A música atingiu a 13ª posição nos British Single Charts

Setembro 1980 - A Factory Records lança o single “Atmosphere”

8 Outubro 1981- Still , duplo LP em Vinil (a versão em CD foi lançada em Março de 1990). A 1ª parte é composta por trabalho em estúdio e a segunda por músicas ao vivo.

1988 - 8 anos depois da morte de Ian Curtis, é lançada uma compilação denominada Substance

1990 - As duas Peel Sessions são colocadas no mercado em disco.

In 1992 - A Factory Records encerra e os direitos dos Joy Division foram adquiridos pela London Records.

1994 - Todos os álbuns da Factory são re-editados

1995 - Nova compilação dos Joy Division: Permanent

1995 - Deborah Curtis publica o Livro sobre a sua vida com Ian.

Dezembro 1997 - London Records lançam um Box Set de 4 CD’s intitulado Heart and Soul, contendo todas as principais gravações em estúdio de Joy Division e uma selecção de material ao vivo e raridades

Cinema: Lou Reed - Berlim

Chegou a semana passada às salas portuguesas o filme/concerto Lou Reed - Berlim.

Das origens do "Gótico" nos anos 70 ao cinema do século XXI, o albúm Berlin de Lou Reed passa da música para o grande ecran.

Aquele que foi descrito como um dos mais depressivos albuns de sempre levou 30 anos até chegar a um palco, 5 noites a gravar e mais quase 2 anos até chegar a Portugal.

Infelizmente só está em cena na sala 6 do Medeia Saldanha Residence.

A não perder.




segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Lançamentos para esta semana

Alguns nomes sonoros do meio lançam esta semana novos trabalhos, mas há bastante mais para ouvir...

Illuminate - Zeit der Wölfe

Der Blutharsch - Everything is Alright!

Geistform - Pro Analogic

Madre Del Vizio - Un Mondo Dove...

MS Gentur - End_Chapter

Mono No Aware - Ketoujin

Naevus - Relatively Close to the Sea

domingo, 19 de outubro de 2008

Workshop de Gothic Bellydance


Dias 15 e 16 de Novembro, a Arabesk (Estúdio de Cultura Hindú Arábica em Vila Nova de Gaia) organiza um workshop da bailarina madrilena Morgana, especialista em estilo tribal e gothic bellydance.


Programa:
Basicos del Tribal
Pasos básicos del estilo tribal: takseem y maya, egipcios, choo choo, arabes,... Posición de los brazos. Pensado para bailarinas de danza del vientre que se quieran iniciar en la fusión tribal.

Fusion Tribal
Variaciones y combinaciones avanzadas de los pasos principales del estilo tribal, aplicando la técnica de la danza moderna y jazz, fusionando ambos estilos, creando así la Fusión Tribal. Formas de enlazar los movimientos, creando secuencias fluidas o cortadas. Desplazamientos.

Gothic Fusion
Utilizando contrastes de velocidad y fuerza en los pasos, combinando movimientos lentos con explosivos y adaptándolos de una manera única, en este curso creamos, bailando, una estética oscura y misteriosa propia de la cultura gótica. Música de este taller: electrónica, trip-hop, trance, rock...



Horários:
Sabado- das 14:30 as 19:00 com intervalo entre as 16:30 e as 17h
Domingo- das 11:30 as 13:30h


Investimento:
Até 24 de Outubro: 145 €
Após 24 de Outubro: 155 €
No próprio dia: 160 euros


Contacto:
reginanurenahar@arabesk.com.pt
227130970 - Telm: 932208249


Site: http://www.arabesk.com.pt/
http://www.nieblasdeavalon.com/

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Morcegos na Web

Os morcegos sempre foram animais associados à noite, à escuridão, ao mistério.
Agora, podemos visualizá-los em directo, ainda que à distância.
São os morcegos da gruta da zona do Alviela (Alcanena - Santarém) que alberga 12 espécies diferentes destes mamíferos voadores.
Consegui ver algum movimento na gruta, mas às vezes é preciso ser paciente ;)



terça-feira, 14 de outubro de 2008

Eventos - 13 a 19 de Outubro

Sexta, 17 de Outubro
---------------------------

Lisboa, Metropolis Club
[Festa] Tribute Night "The Cure"




Lisboa, Transmission
[Festa] klaustrophobik Mutation - Wayne Hussey Warm-Up Party


Porto, Heaven's
[Festa] Bizarre Corporation - Guest Dj Darkkensoul




Porto, Parke
[Festa] Bouquet of Dreams, Dj Luiz Soncini
22h


Sábado, 18 de Outubro
-----------------------------


Sintra, Quinta da Regaleira
[Meeting] Fórum GothikPt



Lisboa, Metropolis Club
[Festa] Underworld - 8 anos SoundFactory



Porto, Heaven's
[Festa] Dj's Reed, Yavana, Darkdesires e Ash


Benavente, Side B [Concerto] Secrecy + after party com DJ Darkkensoul




  ©

Back to TOP