quinta-feira, 19 de março de 2009

Crítica: Concerto dos The Sisters of Mercy no Coliseu de Lisboa - 16/09

A equipa do Portal Gótico mobilizou-se para poder estar presente no que consideramos um dos melhores, arriscamo-nos até a afirmar, o melhor concerto dos Sisters of Mercy em terras lusas até à data.

O concerto começou algo discretamente ao som dos Ulterior, a maioria das pessoas não sabia sequer da existência de uma banda de suporte. A menção aos Ulterior não constava nem nos cartazes promocionais nem sequer nos próprios tickets. A sua presença, embora não tenha cativado a multidão presente para ver os Sisters, lá recebia uma razoável manifestação de interesse no final de cada música.

Eram umas 22h quando os Sisters of Mercy entraram em Palco com Andrew Eldritch, Ben Christo e Chris Catalyst.

Este concerto ficou marcado por um regresso às origens com músicas da 1ª fase dos Sisters como Alice, Floorshow, Anaconda... mas não só... os três álbuns, First and Last and Always, Floodland e Vision Thing estiveram perfeitamente representados.

No próximo mês de Maio, Andrew faz 50 anos, e está quase no marco de três décadas de carreira. Os fãs de tudo viram, do muito bom às, digamos, manifestações de um carácter bem peculiar do vocalista. Andrew apresentou-se de botas e todo de preto, o que surpreendeu logo os fãs, principalmente os góticos que aos poucos foram baixando as suas armas e defesas, rendendo-se aos clássicos e intemporais hits dos Sisters.

As expectativas para o concerto eram razoáveis, embora todos desejassem no fundo um concerto à antiga e que ficasse na história e na memória dos presentes. O que se passou foi realmente isso. As expectativas bem pessoais de cada um, as que discretamente se passavam em tons de conversa aos amigos, foram concretizadas.

Andrew Eldrich esteve em Lisboa de corpo e alma e deu de si ao concerto tendo pulado, dançado, feito vénias, agradecido em português e inglês, e o público respondeu igualmente com todo o seu entusiasmo.

Ben e Chris estiveram na sua melhor forma, este último jorrava suor por todo o lado mas tal não o impedia de continuar a dar o máximo. Uma soberba prestação destes dois grandes músicos.

Se há algo a apontar é o facto de o baixo não se distinguir como desejável: o Doktor Avalanche (muito provavelmente por motivos externos) não esteve na sua perfeita performance. Fazia-se notar a falta de um elemento no baixo, apesar da prestação dos guitarristas fazer esquecer momentaneamente esse pormenor.

O concerto não teve apenas um ponto alto mas vários, designadamente com Alice, Dominion, Somethig Fast e Lucretia. Foi um concerto digno de ser registado em DVD…

Na secção onde estávamos, nós cantávamos, saltávamos, gritávamos, quais teenagers num revival de uns Sisters ao estilo dos anos 80. Se este concerto e/ou tour tiver tido como intuito a reconciliação com os fãs, conseguiu-o em grande medida. Fiquei rouco de tanto cantar e gritar… Para descrever este concerto apenas é preciso uma palavra: Nostálgico!

official setlist sisters of mercy concert lisbon 2009 official setlist (clik to enlarge)

Enviar um comentário

  ©

Back to TOP