domingo, 11 de abril de 2010

Ligeia - Adaptação do conto de Edgar Allan Poe para o cinema

Em 1830 Edgar Allan Poe escreveu uma das suas obras mais consagradas, "Ligeia", a par de outros sucessos como a "A Queda da Casa de Usher". Em 2009 este conto foi adaptado para o grande ecrã pelo argumentista e produtor de "O corvo".

Disponibilizamos o conto em texto integral para o lerem, se desejarem, antes de verem o filme. O primeiro páragrafo de Ligeia:


JURO PELA MINHA ALMA que não posso lembrar-me quando, ou mesmo precisamente onde, travei, pela primeira vez, conhecimento com Lady Ligéia. Longos anos se passaram desde então e minha memória se enfraqueceu pelo muito sofrer. Ou, talvez, não posso agora reevocar aqueles pontos, porque, na verdade, o caráter de minha bem-amada, seu raro saber, sua estranha mas plácida qualidade de beleza e a emocionante e subjugante eloqüência de sua linguagem musical haviam aberto caminho dentro do meu coração, a passos tão constantes e tão furtivos que passaram despercebidos e ignorados. Entretanto, acredito que a encontrei, pela primeira vez, e depois freqüentemente, em alguma grande e decadente cidade velha das margens do Reno.



Download do conto Eligeia em .pdf


Allan Poe - CONTOS (Ligéia)

Enviar um comentário

  ©

Back to TOP