terça-feira, 26 de julho de 2011

Curtas metragens do realizador português - Edgar Pêra - no Entremuralhas 2011

NOTÍCIA DE ÚLTIMA HORA! A programação do @Entremuralhas - Festival Gótico 2011 cresceu! Vamos ter o privilégio de ter duas curtas metragens do realizador português EDGAR PÊRA! Uma delas, é uma montagem que o realizador preparou EXCLUSIVAMENTE para o Entremuralhas! Para se ver no sábado, dia 30, às 18h20, no Paço do Castelo de Leiria



UM FILME EXTRAORDINÁRIO
(7', EDGAR PÊRA, 2011)

"Um Filme Extraordinário" inclui fragmentos das rodagens de "O Barão" original, filmados secretamente por um espião da PIDE. Trata-se dum documentário sobre o filme "O Barão" original, rodado em Agosto de 1944 numa fábrica do Barreiro, uma produção luso-americana dirigida por Valerie Lewton. Inclui magens inéditas, adquiridas durante a preparação do remake de "O Barão" de Edgar Pêra, assim como cenas do quotidiano da serra do Barroso filmadas por Valerie Lewton - durante a sua estadia em Portugal.

O BARÃO ENTRE MURALHAS
(6', EDGAR PÊRA, 2011)

Para o Festival ENTREMURALHAS Edgar Pêra preparou uma montagem especial com alguns dos melhores momentos de "O Barão".
O Barão é um Drácula decadente. Um vampiro reformado compulsivamente.
"Quem manda aqui sou eu!" vocifera o Barão, pressentindo a sua queda iminente. O Barão é um remake neuro-gótico dum filme desaparecido. Um filme luso-americano baseado no Arquétipo Draculesco do Barão, realizado na mesma época em que o livro foi escrito: a II Guerra Mundial. Portugal era um pais "neutro", anfitrião de espiões e repatriados, mas ainda se vivia sob ditadura fascista. O Barão denunciava o "arquétipo de uma degradação do nosso pathos colectivo"?
Os Hermeneutas da Censura procuravam sentidos ocultos e quando descobriram que a adaptação cinematográfica de O Barão estava a ser rodada numa fábrica do Barreiro repatriaram a equipa e ordenaram a destruição das películas.
Em 2005 foram encontradas algumas fitas originais do filme e o cineasta Edgar Pêra aventurou-se no remake, que estreia nas salas de cinema a 20 de Outubro próximo.

Texto de Carlos Matos

Enviar um comentário

  ©

Back to TOP