segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cartaz do Entremuralhas 2013 e breves considerações do mesmo

Já é conhecido o cartaz oficial do Festival Gótico Entremuralhas 2013, à excepção de uma única banda. Finalmente denota-se uma aposta para as bandas de gothic rock e cold wave/ post-punk, a ombrear com outras áreas que habitualmente estão presentes, como é o caso do dark-folk e do electro-industrial.

Os Merciful Nuns, dispensam apresentações, é uma banda que tanto curtimos no estilo do gothic rock. Esta é sem dúvida alguma, na modesta opinião de quem vos escreve, a banda  cabeça de cartaz do festival. Será realmente muito bom rever Artaud Seth e Jawa Seth novamente em concerto... Já deviam ter vindo na edição do ano passado.

A título pessoal confesso que o alinhamento não me traz grandes novidades, pois já vi várias das bandas ao vivo, contudo não deixa de ser um cartaz interessante. Tive o prazer, por exemplo, de ver por duas vezes os Soror Dolorosa ao vivo e tenho a certeza que esta banda vai ser uma das melhores do Entremuralhas 2013... eles são fantásticos e vão surpreender quem não os conhece ou quem não os viu em concerto. Os Deine Lakaien virão certamente apenas com Alexander Veljanov e Ernst Horn num concerto acústico intimista, divertido e envolvente. Relativamente a Qntal, sempre pensei que esta banda alemã estaria nas primeiras edições do Festival, mas longe não se ficou. É uma banda interessantíssima de ver ao vivo. Nachtmahr no seu electro industrial/ aggrotech vai surpreender pela sua energia em palco, já faz uns anos que os vi no Amphi festival e deram concerto fabuloso.Mas antes de Nachtmahr em território nacional, tantas outras poderiam ter sido escolhidas, e melhor, como por exemplo Solitary Experiments, Funker Vogt, And One, etc... Darkfolk /neofolk com elementos minimalistas wave e por vezes leves traços de Blues e EBM virá pelas mãos de Spiritual Front, sendo que o minimal electro estará representado pelos Lebanon Hannover, banda esta que esteve presente no Drop Dead Festival de 2011. A essência dos Ordo Rosarius Equilibrio volta uma vez mais, agora com o projecto Triore que conta com a colaboração de Triarii.

Concluindo, se não fosse a inclusão dos Merciful Nuns ou os Soror Dolorosa, e já agora os Lebanon Hannover (num outro registo), este cartaz seria muito idêntico às edições anteriores. Assim, com estas bandas, a organização dá uma lufada de ar fresco ao evento e irá conseguir captar, sem dúvida alguma, os elementos mais dark da comunidade gótica portuguesa. Portanto... vemo-nos por Leiria?


Enviar um comentário

  ©

Back to TOP