segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Project Pitchfork - Black: novo álbum em janeiro 2013

O novo álbum de Project Pitchfork, intitulado de Black, irá estar disponível no mercado a 25 de Janeiro de 2013. Este lançamento contará com as edições: digipack, limited cd box e a edição de colecionador que incluirá uma t-shirt. 

Black contará com 10 faixas (e mais 5 na edição de cd duplo)
http://www.project-pitchfork.eu/

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Cartaz do Entremuralhas 2013 e breves considerações do mesmo

Já é conhecido o cartaz oficial do Festival Gótico Entremuralhas 2013, à excepção de uma única banda. Finalmente denota-se uma aposta para as bandas de gothic rock e cold wave/ post-punk, a ombrear com outras áreas que habitualmente estão presentes, como é o caso do dark-folk e do electro-industrial.

Os Merciful Nuns, dispensam apresentações, é uma banda que tanto curtimos no estilo do gothic rock. Esta é sem dúvida alguma, na modesta opinião de quem vos escreve, a banda  cabeça de cartaz do festival. Será realmente muito bom rever Artaud Seth e Jawa Seth novamente em concerto... Já deviam ter vindo na edição do ano passado.

A título pessoal confesso que o alinhamento não me traz grandes novidades, pois já vi várias das bandas ao vivo, contudo não deixa de ser um cartaz interessante. Tive o prazer, por exemplo, de ver por duas vezes os Soror Dolorosa ao vivo e tenho a certeza que esta banda vai ser uma das melhores do Entremuralhas 2013... eles são fantásticos e vão surpreender quem não os conhece ou quem não os viu em concerto. Os Deine Lakaien virão certamente apenas com Alexander Veljanov e Ernst Horn num concerto acústico intimista, divertido e envolvente. Relativamente a Qntal, sempre pensei que esta banda alemã estaria nas primeiras edições do Festival, mas longe não se ficou. É uma banda interessantíssima de ver ao vivo. Nachtmahr no seu electro industrial/ aggrotech vai surpreender pela sua energia em palco, já faz uns anos que os vi no Amphi festival e deram concerto fabuloso.Mas antes de Nachtmahr em território nacional, tantas outras poderiam ter sido escolhidas, e melhor, como por exemplo Solitary Experiments, Funker Vogt, And One, etc... Darkfolk /neofolk com elementos minimalistas wave e por vezes leves traços de Blues e EBM virá pelas mãos de Spiritual Front, sendo que o minimal electro estará representado pelos Lebanon Hannover, banda esta que esteve presente no Drop Dead Festival de 2011. A essência dos Ordo Rosarius Equilibrio volta uma vez mais, agora com o projecto Triore que conta com a colaboração de Triarii.

Concluindo, se não fosse a inclusão dos Merciful Nuns ou os Soror Dolorosa, e já agora os Lebanon Hannover (num outro registo), este cartaz seria muito idêntico às edições anteriores. Assim, com estas bandas, a organização dá uma lufada de ar fresco ao evento e irá conseguir captar, sem dúvida alguma, os elementos mais dark da comunidade gótica portuguesa. Portanto... vemo-nos por Leiria?


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Gothic: New Directions

Revista Ilha do Desterro, publicada pelo curso de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, tem sido um importante veículo de informação para professores, pesquisadores e estudantes de Literaturas de Língua Inglesa, Estudos Culturais e Língua Inglesa e Linguística aplicada ao Inglês e ensino no Brasil e no exterior. 
O n.º 62 da revista Ilha do Desterro é exclusivamente dedicado à literatura gótica. Segue-se a lista completa dos artigos incluídos nesta publicação assim como os respectivos links para download:

INÍCIO/ INITIAL pdf
INTRODUCTION CROSS-MAPPING THE GOTHIC pdf 
Daniel Serravalle de Sá and Anelise Reich Corseuil
THE GOTHIC IN EUROPE
THE MONK (1796): A HISPANIST'S READING pdf 
Abigail Lee Six
HEART OF DARKNESS AND THE FEAR OF GOING NATIVE pdf 
Anna Reid
JANE AUSTEN E A RECODIFICAÇÃO PARÓDICA DO GÓTICO EM NORTHANGER ABBEY pdf
Genilda Azerêdo
SEQUESTERED SPACES AND DEFECTIVE DOORS IN TALES BY COLLINS AND RIDDELLpdf
Ilse M. Bussing
HOW THE GOTHIC REARED ITS HEAD IN DUTCH LITERATURE pdf 
Agnes Andeweg
LUDWIG TIECK: MEANDROS GÓTICOS pdf 
Karin Volobuef
GOTHIC/GIALLO/GENRE: HYBRID IMAGES IN ITALIAN HORROR CINEMA, 1956-82 pdf Keith H. Brown
THE GOTHIC IN NEW LANDSCAPES
GOTHIC ROOTS: BROCKDEN BROWN'S WIELAND, AMERICAN IDENTITY, AND AMERICAN LITERATURE pdf 
Renata R. Mautner Wasserman
EXOTIC PRIMITIVISM OF DEATH IN CLASSICAL HOLLYWOOD LIVING DEAD FILMS pdf 
Outi Hakola
"HOW WILL I EXPLAIN WHY WE LIVE BEHIND A WALL?" LA ZONA (2007) AS SUBURBAN GOTHIC NARRATIVE pdf
Bernice M. Murphy
SENTIDOS DEMONÍACOS EM JOSÉ DE ALENCAR pdf
Sandra Guardini Teixeira Vasconcelos
THE DAUGHTERS OF FIRE: WALTER HUGO KHOURI'S FEMALE GOTHIC pdf 
Daniel Serravalle de Sá
O CASTELO (QUASE) VAZIO: ALGO DE GÓTICO EM FRONTEIRA, DE CORNÉLIO PENNA pdf
Josalba Fabiana dos Santos
A PREFACE TO A THEORY OF ART-FEAR IN BRAZILIAN LITERATURE pdf 
Julio França and Luciano Cabral da Silva
BOOK REVIEWS
STEPHEN KING'S GOTHIC pdf 
John Sears by Natasha Rebry
GOTHIC-POSTMODERNISM: VOICING THE TERRORS OF POSTMODERNITY pdf 
Maria Beville by Marcia Tiemy Morita Kawamoto
NOTES ON CONTRIBUTORS pdf

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

BBC adapta clássicos da literatura gótica para a rádio

The Gothic Imagination is a short season of dramas on BBC Radio 4 and BBC Radio 4 Extra that delves into the dark sensibility of 'the Gothic' from both a classic and contemporary point of view.
Aproveitando as recentes adaptações para a rádio de clássicos da literatura gótica efectuadas no âmbito do programa “The Gothic Imagination”, a BBC criou uma página no seu website onde reúne não só as referidas adaptações, mas também outros programas relacionados com o gótico que foram transmitidos ao longo da última década.

  ©

Back to TOP